04/11/2011 - 08:35     |
Chicago: otimismo no mercado financeiro estimula alta dos grãos
Fonte: Autor: Notícias Agrícolas
A melhora no cenário macroeconômico trouxe um bom fôlego às commodities agrícolas nesta quinta-feira. Em Chicago, soja, milho e trigo fecharam o dia em alta. A oleaginosa conseguiu somar quase 30 pontos de alta em seus principais vencimentos.

Os investidores voltaram a ocupar posições em ativos mais voláteis, como as commodities, diante de uma menor aversão ao risco e isso favoreceu o avanço de hoje. Os participantes do mercado estão encarando como positivas as notícias vindas da Grécia, como a possível renúncia do primeiro ministro George Papandreou e o cancelamento do referendo que colocaria em votação as medidas de austeridade propostas pelos líderes europeus para que fosse colocado em prática o plano de resgate da União Europeia.

Refletindo essa melhora no mercado financeiro, ações ao redor do mundo, o petróleo, metais e commodities energéticas e metálicas também encerraram a quinta-feira em alta. O dia positivo também contribuiu para os ganhos registrados hoje.

Além disso, frente a esse quadro otimista, o dólar acabou recuando, e a queda da moeda norte-americana estimula as altas, já que torna as commodities mais atrativas para os investidores.

Trigo - Os futuros do trigo, assim como a soja e o milho, também avançaram por conta do cenário macroeconômico mais confiante e favorável. Porém, o mercado do grão teve ainda mais um fator que impulsionou os preços: a preocupação com a safra de inverno dos Estados Unidos.

A falta de chuvas nas lavouras norte-americanas já preocupa, uma vez que a pouca umidade está atrasando o plantio.

 
© Copyright 2018 Todos os Direitos Reservados by clube7web