15/08/2011 - 09:10     |
Vai demorar 15 anos para MT ser auto-suficiente na ovinocultura
Fonte: Da Redação - Lucas Bólico - Olhar Direto

A ovinocultura está em franca ascensão no Estado e o desafio, de acordo com Antônio Carlos Carvalho, ex-presidente da Ovinomat (Associação Mato-grossense de Criadores de Ovinos) é tornar o estado auto-suficiente na criação de ovelha e ovinos, o que, segundo ele, não deve ocorrer em menos de 15 anos.

Os desafios a serem derrubados são muitos. Dentre eles, os custos e as dificuldades da produção e a concorrência com o produto de países vizinhos. O fato de o retorno demorar mais do que em outros ramos, como na avicultura, por exemplo, segundo Carvalho, é um dos fatores que ‘inibem’ a produção local.

“Oitenta e cinco por cento do que é consumido hoje em Mato Grosso vem de outras regiões”, explica. A Ovinomat calcula que Mato Grosso comporte, pelo menos, 3 mil criadores, mas apenas 300 comercializam a produção.

De acordo com o ex-presidente da Ovinomat, o primeiro passo para o fortalecimento na produção local é fazer com que os criadores que não comercializam comecem a vender seus produtos e incentivar produtores de outras áreas a criarem ovinos.

Carvalho diz que a ovinocultura está em ascensão no estado há dois anos e que desde o final de 2010 houve um aceleramento ainda maior na busca do consumidor pelos ovinos. Com Mato Grosso auto-suficiente, segundo ele, o valor da carne barateia e procura aumenta ainda mais.

 
© Copyright 2018 Todos os Direitos Reservados by clube7web