Agricultura / Feijão / Regras
25/03/2010 - 18:23     |
Publicado zoneamento agrícola para feijão 1ª safra e gergelim
Fonte: Redação com assessoria

As normas do zoneamento agrícola para o feijão 1ª safra foram publicadas, nesta quinta-feira (25), no Diário Oficial da União (DOU), para 10 estados e o Distrito Federal. São eles: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Além disso, os procedimentos para o plantio de gergelim também foram definidos para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

 

           O objetivo do estudo é identificar os municípios aptos e os períodos de semeadura com menor risco climático. No caso do feijão, a cultura não tolera geada em nenhuma fase do ciclo de desenvolvimento e é sensível ao calor em qualquer estágio. Os maiores prejuízos ocorrem no momento reprodutivo, em que temperaturas entre 30°C e 40ºC podem ocasionar abortamento das flores e dos botões florais.

 

           Gergelim - Para essa oleaginosa, os principais fatores climáticos que exercem influência no desenvolvimento são temperatura, precipitação, luminosidade e altitude. (Kelly Beltrão)

 

          Confira os detalhes do zoneamento para cada estado nas Portarias Nº 64 a 78.

 

 
© Copyright 2018 Todos os Direitos Reservados by clube7web