Pecuária / Equinos / Educação
22/03/2010 - 07:53     |
Estudantes especiais participam de aula inaugural de Equoterapia
Fonte: Da redação

Os estudantes com necessidades especiais matriculados nas escolas conveniadas à Secretaria de Estado de Educação participam da aula inaugural de Equoterapia, nesta segunda-feira (22/03), a partir das 9 horas, no Centro Equestre, em Várzea Grande. São onze escolas integradas ao programa.

As aulas, realizadas desde 2009, são ministradas uma vez por semana, nos períodos da manhã e tarde, durante uma hora e meia. Cada escola agenda um dia na semana para encaminhar os estudantes, num total de 180 alunos por semana, 15 por turma.

Para participar das atividades os educandos são avaliados pela equipe interdisciplinar (fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicopedagogo, pedagogo e psicólogo). Seguindo orientação do Centro Equestre todos devem encaminhar o laudo clínico emitido por um neurologista.

A prática da equoterapia se dá por meio da equitação, em que os profissionais trabalham o desenvolvimento biopsicossocial dos alunos. “A equoterapia é um agente facilitador no processo de ensino aprendizagem dos estudantes”, destaca a gerente de educação especial da Seduc, Nágila Zambonatto.

A atividade entra no currículo do estudante como disciplina e trabalha diferentes áreas do desenvolvimento pessoal. Segundo a fisioterapeuta do Centro Equestre, Paula Mançan Vilas Boas, a prática promove interação entre físico, psicológico, social e cognitivo. "Os resultados imediatos são percebidos nas primeiras aulas”, garante a especialista.

Participam das atividades estudantes com até 14 anos das escolas Raio de Sol, Livre Aprender, CEAADA, CHP, Creche Nasla e Maria Eunice e as instituições filantrópicas conveniadas à Seduc.

 
© Copyright 2018 Todos os Direitos Reservados by clube7web